sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SUGESTÕES DE FILMES SOBRE BULLYUING

10 Filmes sobre Bullying (Abuso na Escola)


A prática do bullying, ou abuso e assédio físico e moral de estudantes por outros estudantes, já chegou a ser tolerada, como rito de passagem até pelos próprios educadores no passado. 
Hoje, felizmente, é compreendida como negativa e considerada inaceitável numa sociedade civilizada.
Quem nunca sentiu-se fragilizado ou ameaçado fisicamente no ambiente escolar?
Sempre existe aquele grupo mais forte física ou socialmente, que se acha no direito de impor uma suposta superioridade.
Esta lista traz 10 filmes com diferentes abordagens sobre o tema. Das mais trágicas, às ternas e engraçadas.

1.  Elefante (ganhador da Palma de Ouro em Cannes, o filme Gus Van Sant choca pela sua secura. o filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária do Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. a questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está lá. concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover. obra-prima)

2.  Klass (numa escola da Estônia, um garoto nerd de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. um segundo outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas, que vão num crescendo até o final trágico)

3.  Cuidado com o Meu Guarda-Costas (clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade)

4.  Evil, Raízes do Mal (um rapaz atormentado de 16 anos, tratado com violência pelo padastro, também trata seus colegas de escola com violência e acaba expulso da escola pública. é mandado a uma prestigiada escola privada, onde sabe que terá uma última oportunidade de regeneração. lá chegando tem que se confrontar com os códigos e humilhações dos estudantes veteranos, arriscando sua expulsão ou submetendo-se. um olhar diferente, neste filme sueco, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004) 

5.  Bully (Nick Stahl - excelente - é o riquinho valentão, que vive abusando fisicamente dos colegas. até que seu melhor amigo - o já falecido Brad Renfro - decide vingar-se dele junto com a namorada, atraindo-o para o pântano e espancando-o até a morte. alguns dos garotos tentam tomar o lugar dele, enquanto a comunidade se divide entre condenar e reconhecer que ele teve o que merecia. o diretor Larry Clark especializou-se em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana. um filme chocante)

6.  Kes (um menino inglês vive num bairro pobre e é constantemente violentado em casa e ridicularizado na escola. ele acha uma forma de abstrair sua dura realidade, treinando um falcão, o Kes. aos poucos ele encontra sentido para sua existência. um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach, numa visão nostálgica e tocante) 

7.  Carrie, a Estranha (Sissy Spacek é uma menina estranha, vive isolada com a mãe e não consegue socializar-se na escola, onde é constantemente ridicularizada pelos colegas, até a humilhação máxima no baile de formatura. o que eles não sabem é que ela tem poderes paranormais e vai canalizar todo seu ódio vingando-se. primeira adaptação de um livro de Stephen King no cinema, dirigido por Brian DePalma e com astros como John Travolta e Amy Irving novinhos na tela)

8.  Te Pego lá Fora (outro clássico dos anos 80, com o pior pesadelo dos estudantes. um colegial simpático e tranquilo vai entrevistar um novo aluno para o jornal do colégio. acontece que o cara é um brutamontes psicopata, que não suporta ser tocado e é exatamente o que ele faz. desafiado para uma luta logo após a aula, no estacionamento, a vítima tentará de tudo para evitar sua 'execução' com hora marcada. bobo e divertido)

9.  Deixe Ela Entrar (num subúrbio de Estocolmo, um garoto frágil de 12 anos é constantemente abusado pelos colegas e sonha com uma vingança. quando ele conhece sua vizinha, uma vampira que aparenta ter a sua idade, com quem irá envolver-se e que vai defendê-la dos ataques. ótimo terror sueco, com uma visão original)

10.  Meu Nome é Drillbit Taylor (três garotos, começando no colegial, são perseguidos, logo no primeiro dia, pelo valentão da escola. juntos eles decidem contratar um guarda-costas profissional - Owen Wilson. mas ele é um trapalhão que os coloca em maiores confusões e ainda e tenta enganá-los com os treinamentos mais esdrúxulos. um bobagem boa para passar o tempo)

+ 5 filmes importantes sobre o tema: Atualização 15/04/2013:

11.  Em um Mundo Melhor (um médico dinamarquês divide o tempo entre seu trabalho humanitário na África, onde tenta salvar meninas da violência e a calma do país natal, onde seu filho mais velho é constantemente perseguido e agredido na escola até conhecer um garoto que perdeu a mãe que o defende e torna-se seu melhor amigo. o bullying está presente em todas as esferas neste bom filme de Susanne Bier, ganhador do Oscar de Filme Estrangeiro de 2011)

12.  That's What I Am (nos anos 1960, um garoto de 12 anos se esquiva para escapar do bullying até ser colocado para um trabalho em dupla com outro garoto, ruivo e diferente, constantemente perseguido e humilhado. com a ajuda do professor - Ed Harris ótimo - tentarão vencer a intolerância, mas o próprio professor passa a ser o alvo de boatos. um filme simpático)

13.  Quase um Segredo (um garoto tímido e franzino sofre bullying constante de um grandalhão da escola e, junto com seu irmão mais velho, arma um plano de vingança. aí os papéis se invertem com consequências trágicas. um bom filme, que deixa um gosto amargo)

14.  O Deus da Carnificina (depois de um episódio banal de bullying, os casais pais do agressor e do agredido decidem reunir-se para desfazer o mal estar. a conversa começa cordial, mas evolui para uma grande briga, mostrando o despreparo dos pais. apesar do tema interessante e do elenco excepcional - Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly -, o diretor Roman Polanski não faz mais que uma peça de teatro filmado. duro de aguentar)

15.  Depois de Lucia (após a morte da mãe num acidente, uma jovem de 16 anos muda-se com o pai para a capital - Cidadde do México -, onde entra numa nova escola. logo entra para uma turma e é convidada para um final de semana com o grupo. -- ATENÇÃO SPOILER -- ela acaba fazendo sexo com um dos garotos, que filma tudo e coloca na internet, dando início ao inferno para ela. muita crueldade juvenil, num filme revoltante, real e excelente. provavelmente o melhor filme sobre o tema)


FONTE:http://listasde10.blogspot.com.br/2010/03/10-filmes-sobre-bullying-abuso-na.html. Acesso em: 08/11/2013

terça-feira, 9 de julho de 2013

O QUE SÃO OS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD)?



O que são os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)?


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.

Como lidar com o TGD na escola?
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.



Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/transtornos-globais-desenvolvimento-tgd-624845.shtml .Acesso em: 09/07/2013

domingo, 7 de julho de 2013

PINÓQUIO CONFECCIONADO COM TAMPINHAS PET

PINÓQUIO


Criação: Maria Oneida Silvestre

CAVALO CONFECCIONADO COM EMBALAGEM DE DETERGENTE

CAVALO "AZULINO"
Criação: Maria Oneida Silvestre

Jovem com autismo tem QI maior que Albert Einstein, afirmam especialistas



Jovem com autismo tem QI maior que Albert Einstein, afirmam especialistas

Redação Web | 18h13 | 13.05.2013

O jovem de 14 anos tem potencial para conquistar Prêmio Nobel




O americano Jacob Barnett foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade. Na época os médicos afirmaram que o garoto provavelmente não iria aprender a ler ou mesmo amarrar os seus sapatos.
Porém, o garoto hoje com 14 anos, conseguiu muito mais do que isso, Jacob, estuda para obter mestrado em física quântica, e alguns de seus trabalhos já foram aprovados por um professor da Universidade de Princeton, como potenciais vencedores de futuros prêmios Nobel.
Alguns especialistas dizem que o QI (Quociente de Inteligência) do adolescente Jacob Barnetté é superior ao de Albert Einstein. A mãe do adolescente, Kristine Barnett, afirmou que, quando criança, o garoto quase não falava, com isso ela tinha dúvidas sobre a forma de educá-lo.
Aos 4 anos, ele fazia horas de terapia para desenvolver suas habilidades e voltar a falar. Kristine relembra que fora da terapia, o garoto fazia coisas extraordinárias, como mapas no chão da sala, como cotonetes, de lugares onde eles tinham passado. E também, recitava o alfabeto de trás para frente e falava quatro idiomas.
Estrelas e o seu impacto
A mãe de Jacob afirmou que o filho com apenas 4 anos, levou o garoto para passear e depois os dois deitaram para visualizar as estrelas, foi o momento mais impactante para Jacob.
Depois de alguns meses, Jacob mostrou que aquele momento realmente lhe marcou e durante uma visita a um planetário local, um professor fez uma pergunta à plateia relacionada a tamanhos de planetas e às luas. Surpreendendo a todos, Jacob com apenas 4 anos, respondeu a pergunta.
A partir daí, a mãe afirmou ter certeza que seu filho tinha uma inteligência rara. Aos 9 anos, Jacob começou a desenvolver teorias sobre astrofísica.
No livro The Spark, que conta a história de Jacob, sua mãe conta que pediu conselho a um famoso astrofísico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, onde disse a ela que as teorias do seu filho eram originais e além disso, ele afirmou que ele tem grande potencial para um Prêmio Nobel.
Aos 11 anos, Jacob entrou na universidade e faz pesquisadas avançadas em física quântica, até hoje, com 14 anos.

 
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=359079. Acesso em:07/072013

terça-feira, 9 de abril de 2013

PARALISIA CEREBRAL


O que é a Paralisia Cerebral?

A Paralisia Cerebral é uma perturbação do controlo da postura e movimento que resulta de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro em desenvolvimento.


EM CADA 1000 BEBÉS, EM MÉDIA DOIS SERÃO AFECTADOS POR PARALISIA CEREBRAL.Há um enorme espectro de gravidade. Algumas crianças terão perturbações ligeiras, quase imperceptíveis. Outras terão grave incapacidade, sendo totalmente dependentes nas actividades da vida diária.


A PARALISIA CEREBRAL PODE SER CLASSIFICADA DE ACORDO COM A NATUREZA DA PERTURBAÇÃO DO MOVIMENTO QUE PREDOMINA:Espástica – Caracterizada por um aumento do tónus muscular com limitação da capacidade de relaxamento muscular da região envolvida. De acordo com as partes do corpo envolvidas a Paralisia Cerebral espástica é classificada como: hemiparésia- afectando o membro superior e inferior do mesmo lado do corpo (hemiparésia esquerda ou hemiparésia direita); diplegia - Ambos os membros inferiores estão predominantemente envolvidos; tetraparésia - Em que são atingidos os quatro membros e o tronco.

Atetose/Distonia – Caracterizada pela presença de movimentos e posturas involuntários.

Ataxia – O quadro clínico é dominado pela perturbação da coordenação e do equilíbrio.



PROBLEMAS ASSOCIADOSPara além das perturbações motoras, são frequentes nas pessoas com Paralisia Cerebral: atraso cognitivo, perturbações visuais e auditivas, epilepsia, dificuldades de aprendizagem e défice de atenção. Nas formas tetraparéticas são ainda comuns dificuldades alimentares, perturbações nutricionais e infecções respiratórias.

As alterações motoras da Paralisia Cerebral aumentam ainda o risco de patologia ortopédica secundária.


QUAIS SÃO AS CAUSAS DE PARALISIA CEREBRAL?Numa grande parte dos casos as causas estarão presentes antes do nascimento da criança (causa pré-natal). Destas, algumas crianças nascem com malformações cerebrais que podem ser o resultado de exposição a tóxicos ou infecções durante a gravidez.

As lesões cerebrais podem instalar-se durante ou pouco tempo após o nascimento (causa peri-natal). Em maior risco destas lesões encontram-se os prematuros (principalmente grandes prematuros), os recém-nascidos de muito baixo peso de nascimento, os que têm asfixia grave ao nascer, os que sofreram hemorragias cerebrais.

As principais causas de Paralisia Cerebral após o nascimento (pós-natal) são a asfixia, os traumatismos cranianos, e as sequelas de infecções afectando o cérebro.

Num grande número de casos não é possível, actualmente, determinar a causa da Paralisia Cerebral.


O DIAGNÓSTICO E O PROGNÓSTICO DA PARALISIA CEREBRALO diagnóstico de Paralisia Cerebral é habitualmente suspeitado pela associação de atraso na aquisição das competências motoras e alterações do tónus muscular, reflexos e padrões de movimento.

Nos primeiros meses de vida é por vezes difícil estabelecer o diagnóstico e o prognóstico (previsão das limitações que a criança terá no futuro), sendo por vezes necessário aguardar alguns meses até que possam ser assumidos com segurança.

A Paralisia Cerebral resulta de perturbações cerebrais de natureza não progressiva pelo que a perda de capacidades (regressão) não é característica da Paralisia Cerebral.
http://www.apc-coimbra.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=194


sexta-feira, 29 de março de 2013

SUGESTÕES DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO ON LINE


JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO ON LINE



FONTE: http://alfabetizacaoangelm.blogspot.com.br/p/jogos-de-alfabetizacao-on-line.html . Acesso em 29/03/2013.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SUGESTÕES DE RECURSOS PARA TRABALHAR COM ALUNO INCLUSO

Material confeccionado para trabalhar com o aluno Bruno










Pareamento de cores e números





ENFATIZANDO A VOGAL " A''















 ENCAIXE CONTAGEM

 












ENCHER E ESVAZIAR POTES

















 






MÚSICA: INDIOZINHOS ( CONTAGEM, ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO)
 

         ENCAIXE DE TAMPAS
          ABRIR/FECHAR, CORES E TAMANHO



LIVRO: CORES

 
 
 
 
 
 ZEBRA CONFECCINADA PELA PROFESSORA  KÁTIA CELENE
 

MÚSICA: SAPO CURURU
 FORMAS GEOMÉTRICAS










        SALA DE DESCANSO E APOIO  - 2012
Professoras: Maria Oneida e Jaqueline





























Sala de descanso e Apoio Pedagógico -2013
Professoras: Maria Oneida e Jaqueline