quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DESENHO AQUARELA DO BRASIL


Aquarela do Brasil (conhecido como Watercolor of Brazil em inglês) é um curta-metragem estadunidense de animação de sete minutos, presente em Saludos Amigos, o sexto longa-metragem de animação dos Estúdios Disney, lançado em 1942.
Faz parte do quarto e último segmento de Saludos Amigos, e mostra, pela primeira vez, o personagem do papagaio Zé Carioca, criado especificamente para este filme. O desenho mostra Zé Carioca apresentando o samba - através das canções "Aquarela do Brasil" e "Tico-Tico no Fubá" - e a cachaça ao Pato Donald na visita deste aoBrasil.
Para desenvolver o curta, os desenhistas da Disney, incluindo o próprio Walt Disney, viajaram até o Rio de Janeiro. Flashes da visita dos artistas à cidade são mostrados antes do início do desenho no longa-metragem. A produção do desenho está relacionada com os esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante aSegunda Guerra Mundial (1939-1945), esforço esse conhecido como "política da boa vizinhança". A idéia inicial dos Estúdios Disney era que os quatro segmentos do filme fossem lançados separadamente.

[editar]
Elenco de vozes

[editar]
Trilha sonora

domingo, 6 de novembro de 2011

AQUARELA DO BRASIL



FONTE:     http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU

FOLGUEDOS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Folguedos são festas populares de espírito lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas, em diversas regiões do Brasil. Algumas têm origem religiosa, tanto católica como de cultos africanos, e outras sãofolclóricas.

[editar]Tipos

[editar]Encontro Nacional de Folguedos

SID/MinC participa, em Teresina, do evento que reúne cerca de 500 mil por ano
O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), Américo Córdula, participa do 7º Seminário Tradições Brasileiras: História, Memória e Tradição Popular, que será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na segunda-feira, dia 21 de junho, em Teresina. O evento integra o 34º Encontro Nacional de Folguedos, que acontecerá na Vila Olímpica do Albertão, de 18 a 27 de junho, e reunirá mais de 180 grupos de 12 estados durante os dez dias de festa da cultura popular.
A programação deste ano, que será distribuída entre três palcos, contará com a apresentação de Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, oficinas de música e dança, e os Festivais de Toadas de Bois, de Viola e Repente e de Sanfona de Ouro, além de dois seminários sobre tradições brasileiras.
Os três palcos - Palco Nacional, das Tradições e do Forró - terão, por noite, a apresentação de 30 grupos. O Palco das Tradições foi reservado, especialmente, para as apresentações dos violeiros, emboladores e mamulengueiros. Também neste espaço acontecerão os festivais de Forró, Sanfona de Ouro, e Viola e Repente. No Palco do Forró, além da apresentação de bandas do ritmo musical, haverá a Mostra de Quadrilha e o Festival de Toadas de Bois.
O Encontro Nacional de Folguedos, que reúne um público de cerca de 500 mil pessoas por ano, fará ainda em 2010, uma homenagem especial a Dona Maria Helena de Sousa Bastos, fundadora do grupo Reisado do Piauí, uma das manifestações culturais mais representativas do Estado.
O evento terá também dois seminários sobre as tradições brasileiras realizados em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Dos dias 21 a 23 de junho será realizado, na Universidade Federal do Piauí, o Seminário Tradições Brasileiras: História, Memória e Tradição Popular; e dos dias 22 a 24, na Universidade Estadual do Piauí, acontecerá o Seminário Tradições Brasileiras: Patrimônio Imaterial.
Os seminários serão espaços de discussão e reflexão sobre a importância das tradições culturais brasileiras e de troca de experiência entre mestres da cultura popular, professores, estudiosos e acadêmicos das universidades.

[editar]Participação da SID/MinC

O secretário Américo Córdula integrará a mesa-redonda que terá como tema Políticas Públicas para Cultura Popular e o Empoderamento dos Grupos Tradicionais, no dia 21, a partir das 16h. Córdula apresentará as ações desenvolvidas pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural para a promoção e proteção da cultura popular tradicional brasileira. “Desde 2005 que estamos trabalhando no sentido de apoiar as diversas formas de manifestação da cultura popular no Brasil”, explica o secretário. De acordo com ele, já foram realizados três Seminários Nacionais de Políticas Públicas para as Culturas Populares (Brasília, 2005 e 2007 - e Juazeiro do Norte (CE), 2008) e dois Encontros Sulamericanos das Culturas Populares (Brasília, 2007; e Caracas, em 2008).
“Também realizamos vários editais de fomento às culturas populares tendo como base as demandas apresentadas pelo segmento”, informa Córdula acrescentando que a SID/MinC investiu, até agora, R$ 10,9 milhões na premiação de projetos inscritos e contemplados em três Prêmios de Cultura Popular (2007, 2008 e 2009) e um Edital de Fomento às Expressões das Culturas Populares (2005). “Cerca de mil projetos foram premiados e no último edital do Prêmio (2009), tivemos mais de 2, 8 mil inscritos”, comemora o secretário.
Em março de 2009, o segmento legitimou, ainda, sua atuação junto às ações de políticas públicas para as culturas populares do Ministério da Cultura. Foi eleito, no âmbito do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) o primeiro Colegiado de Culturas Populares, formado por 15 titulares e 15 suplentes. Eles atuarão, por meio do conselheiro Isaac Williams Farias Loureiro, nas discussões do CNPC e elaborarão um Plano Nacional de Culturas Populares.